Buscar no fórum:

Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer 
Pesquisa avançada...
Bem-vindos à nossa comunidade de suporte. Aqui você poderá compartilhar dicas e sugestões com milhares de usuários de produtos Microsoft em todo o mundo, em português. Consulte nossas diretrizes para obter mais informações. Qualquer pessoa pode fazer buscas e ler nosso conteúdo; porém, para publicar sua própria pergunta ou responder aos outros, você precisará de sua conta de usuário. Se esta for sua primeira vez aqui, você poderá escolher um alias para representá-lo. Além disso, se você ainda não tiver uma conta, cadastre-se.
Responder

Nokia 110 - qualidade do Audio via Bluetooth

Conselheiro
lopes_uno

Nokia 110 - qualidade do Audio via Bluetooth

Verifiquei que a qualidade do áudio está muito ruim, quando é feita a reprodução via bluetooth. Soa como uma transmissão de rádio AM com fading e abafamento (corte das frequencias altas).

A configuração de equipamentos que tenho é:

transmissor de aúdio: Celular S40 - A110

fonte de áudio: arquivo de áudio MP3, 2 canais, qualidade 128kbps

reprodutor de áudio: rádio automotivo Sony MEX-BT3907U. Este auto-rádio possui o sistema de comunicação bluetooth versão 2.1 compatível com A2DP 1.2(Advanced Audio Distribution Profile) e HFP 1.5(Handsfree Profile)

Já utilizava este auto-radio com o celular Sony-ericsson W100i com qualidade de áudio indiscutivelmente perfeita, mas como resolvi atualizar-me para um celular Nokia, simplesmente perdi a qualidade em áudio durante minhas viagens de carro.

O que pode ser feito no celular Nokia para que a qualidade de áudio seja restaurada? Aguardo contato da equipe de suporte para resolver este problema.

Conselheiro
lopes_uno

Re: Nokia 110 - qualidade do Audio via Bluetooth

Entrei em contato com a Nokia hoje, pelo chat e fui bem atendido, era o primeiro da fila (acho que esse canal não é muito utilizado). A atendente pegou todas as informações a respeito do cliente e orientou através do seu script de manutenção a: "reiniciar as configurações do aparelho". Como não pude testar o som no auto-radio naquele momento, dei o atendimento como encerrado.

Chegando a casa agora à noite e depois de testar meu novo e reconfigurado aparelho e tenho a grata surpresa: ESTE APARELHO NÃO FUNCIONA ADEQUADAMENTE PARA BROADCAST DE ÁUDIO/MÚSICA.

O som é abafado, com fading(desvanecimento e volume abaixa e aumenta) e distorcido. Nem o rádio AM reproduz tão mal quanto o NOKIA 110.

Farei nova tentativa de atendimento amanhã e descobrir o que a Nokia pode oferecer para solucionar este problema. É um vício oculto no aparelho e está previsto no CDC (código de defesa do consumidor em seu artigo 18) "Os produtos colocados em circulação, obviamente, devem adequar-se às suas finalidades próprias, sob pena de configuração de lesão ao consumidor."

Moderator
adriana66542

[ Editado ]

lopes_uno,

Seu aparelho, o Nokia 110 possui um perfil bluetooth de conectividade local: Bluetooth 2.1 + EDR e perfis DUN, FTP, GAP, GOEP, HFP, HSP, L2CAP, OPP, PAN, PBAP 1.0, SAP, SDAP, SDP, SPP 1.0.

Peço para que, por gentileza, verifique se o seu rádio automotivo Sony MEX-BT3907U funciona com os mesmos perfis! :smileywink:

Espero ter ajudado!

Abraços,

Adriana

Se esse post lhe foi útil, clique em "Aceitar como solução" e ajude outros usuários Nokia a o identificarem como uma boa dica! :smileyhappy:

Conselheiro
lopes_uno

Adriana,

O aparelho Sony MEX-BT3907U  padrão bluetooth versão 2.1+EDR está preparado para o perfil de distribuição de áudio A2DP, além dos perfis AVRCP, HFP, PBAP e OPP.

No entanto, o celular Nokia não transmite com qualidade suficiente para uma audição decente. Experimentei hoje um fone de ouvido bluetooth com o celular 110 e do mesmo modo a audição foi péssima.

Apesar da Nokia fazer parte do consórcio para desenvolver a tecnologia Bluetooth com a Sony, este celular não consegue reproduzir áudio com boa qualidade! é simplesmente inacreditável.

Não consegui estabelecer o chat e fazer novo contato pois, devido às chuvas no RJ, fiquei sem acesso a rede.

Se o celular 110 só transmitir no modo HSP, aí não vai funcionar direito. Desculpe, mas a maioria dos perfis que citou não são usados para distribuição de áudio. Dentre eles, para uma audição considerável, os perfis A2DP e AVRCP são preferenciais.

Tentarei novo contato amanhã, via chat.

Ex-Moderator (Retired)
william66542

Olá, lopes_uno!

Pode nos dar um feedback do caso? Fez algum procedimento diferente via chat, ou conseguiu solução de outra forma?

Abraços,

William

Se esse post lhe foi útil, clique abaixo em "Aceitar como solução". Ajude outros usuários Nokia a o identificarem como uma boa dica! :smileyhappy:
Conselheiro
lopes_uno

Olá William,

Ontem entrei em contato com o chat novamente, para não perder tempo com toda a ladainha, copiei o protocolo de antendimento e  a explicação do caso (arquivado do último chat) na sessão de ontem.

A atendente abriu novo protocolo de atendimento e me passou dois endereços de postos de serviço no RJ.

Fui até o posto e tentei apresentar o aparelho e receber uma solução. MAS o atendente nem quis receber o aparelho pois a Nota Fiscal estava com um carimbo em cima do ano de compra. Como se o aparelho modelo 110, que custou R$149,00 em 22/02/201X pudesse ter sido comprado em outro ano que não 2013.

Agora estou com um problema administrativo, pois tenho de pegar a declaração de compra da Lojas Americanas onde adquiri o produto.

Anexei a cópia da Nota Fiscal. Borrei o número IMEI para minha segurança.

Dessa vez a burocracia ganhou da técnica, mas não vou desistir até ter o problema solucionado.

Se continuar assim, terei assunto para escrever um livro.

Conselheiro
lopes_uno

Esqueci de mencionar que realizei o teste de reprodução de áudio a partir do Nokia 110 com um arquivo MP3, conectado a um fone de ouvido bluetooth.

O áudio estava tão ruim quanto a reprodução usando o autorádio da Sony.

Infelizmente não tenho o modelo do fone de ouvido, pois já o devolvi ao proprietário.

Moderator
adriana66542

lopes_uno,

O fone bluetooth é um fone Nokia? Qual o modelo?

Espero ter ajudado!

Abraços,

Adriana

Se esse post lhe foi útil, clique em "Aceitar como solução" e ajude outros usuários Nokia a o identificarem como uma boa dica! :smileyhappy:

Conselheiro
lopes_uno

[ Editado ]

E a saga continua.

Adriana,

o fone bluetooth com certeza não era Nokia. Peguei emprestado apenas para testes, já o devolvi, pois não uso fones sem fio.

Quanto ao problema do áudio ele persiste.

No dia 8/3 Consegui deixar o celular na loja NokiaCare do Centro, conforme OS em anexo, no dia 8/3/2013.

No dia 11/3 resgatei o aparelho, com a descrição do defeito como "software" e a descrição do serviço executado foi a "atualização de software", conforme OS de devolução em anexo.

Argumentei com a atendente que a Nokia não dispõe no seu site nenhuma nova atualização de software para o modelo 110. Fui informado que foi carregado o software de manutenção. Desconfiei da informação, mas percebi que os menus estavam diferentes do que o que veio com o aparelho novo, adquirido poucos dias atrás.

Após realizar novo teste de audição, com a reprodução de arquivos de música em MP3, constato que o problema de baixa qualidade continua.

Ao que parece, não terei solução para este problema e vou solicitar meu dinheiro de volta. Pois o produto não atende o que se propõe em sua funcionalidade de conectividade bluetooth e reprodução de áudio no media player.

Segue em anexo uma amostra do áudio reproduzido pelo autorádio Sony, conectado com o celular Nokia 110 por bluetooth. A gravação foi realizada próxima ao alto falante com um captador da Samsung.

Dados do arquivo de áudio original, em reprodução no celular: autor:INX, título: on my way, taxa de bits 192kbps, amostragem 44kHz.

Aos que entraram no forum para tomar decisões de compra, levando em consideração a experiência de outros consumidores:

Não recomendo a compra deste modelo se pretende usá-lo com seu autoradio para ouvir músicas. Recurso que é muito útil para quem utiliza o celular no carro para atender chamadas em viva-voz.

Conselheiro
lopes_uno

[ Editado ]

Atualização do reparo.

Novamente deixei o aparelho no Nokia Care, no Centro do RJ.

Desta vez, o técnico, com boa vontade, depois que contactei a gerente da empresa, foi até ao veículo estacionado em frente à loja. Mostrei o problema do áudio que parece "abafado" (corte das frequencias altas), com variações de amplitude (fading) e com ruídos, durante a reprodução de músicas através de conexão bluetooth com o autorádio Sony MEX-BT3970U.

Ele bem que tentou parear outros celulares, mas sem sucesso, pois a quantidade de outros dispositivos na região atrapalhavam e poluíam a lista de dispositivos encontrados. O meu 110 já estava na lista de pareados e reconectava facilmente.

Resumo da ópera: deixei o celular na assistência técnica, que encaminhará o aparelho para o fabricante.

Com este produto de consumo, fiquei desanimado, pois outra versão de firmware que venha resolver este problema, vai cair no mar de outros problemas na equipe de desenvolvimento. Se a solução não for conhecida, dificilmente irão gastar energia neste aparelho de entrada, é muito investimento para pouco retorno. Espero estar errado e que a Nokia mostre sua competência.

Ex-Moderator (Retired)
william66542

Bom dia, lopes_uno

Continue nos reportando o seu caso, ok?! Queremos acompanhar de perto o desenrolar.

Abraços,

William

Se esse post lhe foi útil, clique abaixo em "Aceitar como solução". Ajude outros usuários Nokia a o identificarem como uma boa dica! :smileyhappy:
Conselheiro
lopes_uno

William,

se puder acompanhar de perto mesmo, o celular foi encaminhado para o fabricante, desde o dia 15/03, para o Centro Avançado de Reparo. a previsão de retorno é no dia 1/4.

liguei no dia 25/3 e nenhuma informação foi prestada além de que o aparelho está em reparo.

sem solução ainda.

Moderator
adriana66542

[ Editado ]

lopes_uno,

Este espaço é um Fórum dedicado um ponto de encontro global para proprietários de produtos Nokia, apaixonados pela marca ou simplesmente pessoas que tenham conhecimento sobre tecnologia e estejam dispostos a compartilhá-lo para contribuir com outros membros. 

Se quiser obter assistência individual da equipe de suporte ao cliente da Nokia, por telefone, chat ou e-mail, visite a seção "Fale conosco" ou "Contacte-nos" no site da Nokia, dependendo de seu país.

Como você não postou uma dúvida, mas sim uma reclamação e com dados pessoais, tomei a liberdade de apagar o seu post. Espero que entenda a minha posição como moderadora deste Fórum

Saiba que você não ficará sem o auxílio devido e peço para que, por gentileza, verifique a mensagem privada que enviei para você, para que possa lhe ajudar da melhor forma possível!

Abraços,

Adriana

Conselheiro
lopes_uno

Prezada Adriana,

o post que divulguei no forum refere-se ao assunto e dá a devida ciência do que está acontecendo frente ao reparo técnico.

Os dados são, sim, relevantes. Na condição de moderadora, poderia tomar a liberdade de censurar os dados pessoais que achasse desnecessários e manter o teor do post, para visibilidade de outros usuários.

Não parece que este problema ou algo relacionado não seja tão incomum, pois cada mensagem já recebeu mais de 500 visitas cada uma, em apenas um mês. Ao menos parece que a busca tem apontado este tread como solução para outros usuários.

O número de atendimento no ReclameAqui não é pessoal e sim público, pois assim como este forum, trata de alertar os usuários das falhas e dificuldades encontradas e  suas devidas soluções para toda a comunidade.

Uma pena que a censura deste post com o link do ReclameAqui fecha a possibilidade de outro usuários verem a NOKIA do Brasil fechar com "chave de ouro" esta falha de funcionalidade do aparelho modelo 110, que deve ser bastante popular, por ser de fácil acesso e mais indicado para idosos.

Por enquanto não recebi nenhum contato da central de relacionamento.

respeitosamente,

Eduardo

usuário de aparelho nokia

Moderator
adriana66542

lopes_uno,

Por gentileza, verifique a mensagem privada que enviei para você.

Com relação ao post apagado, por favor, dê uma olhada nas diretrizes do Fórum para entender os meus motivos! :smileywink:

Saiba que nossa equipe está priorizando o seu caso e nossa Central irá lhe posicionar o mais breve possível!

Abraços,

Adriana

Conselheiro
lopes_uno

Ontem recebi o novo aparelho em troca ao que deixei em reparo. De acordo com a embalagem, o code foi substituído, como segue:

original code: NOKIA 110_BLACK 059P6Q9

new code: 93A0006122

essa é a indicação de firmware do aparelho?

MAS, mesmo com novo aparelho, novo código, o problema original continua: o áudio está com qualidade ruim durante reprodução via bluetooth no autorádio.

entrei em contato com o call center, para informar que a solução proposta não resolveu o problema, e solicitaram que eu entregasse o aparelho novamente na assistência técnica.

Moderator
adriana66542

lopes_uno,

O ideal é que você entre em contato com o suporte do seu autorádio e veja com eles se o autorádio e o seu aparelho Nokia 110 são 100% compatíveis. :thumbup:

Espero ter ajudado!

Abraços,

Adriana

Usuário cadastrado
lfernando

Estava lendo esse fórum e por coincidência tenho um Nokia Asha 205 com o mesmo problema, qualidade do áudio Bluetooth horrível.

Moderator
adriana66542

lfernando, você chegou a verificar o perfil do outro aparelho reprodutor de áudio é compatível com o do seu Asha 205? :confused:

Abraços,

Adriana

Se esse post lhe foi útil, clique abaixo em "Aceitar como solução". Ajude outros usuários Nokia a o identificarem como uma boa dica! :smileyhappy: Aproveite também para dar o seu VOTO clicando na estrela abaixo. :smileyvery-happy: