Buscar no fórum:
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer 
Pesquisa avançada...
Bem-vindo ao Fórum de suporte da Nokia. Aqui você poderá compartilhar dicas e sugestões com milhares de usuários da Nokia em todo o mundo em português. Muitos funcionários da Nokia também acompanharão e participarão do fórum. Consulte nossas diretrizes para obter mais informações. Qualquer pessoa pode fazer buscas e ler no fórum; porém, para publicar sua própria pergunta ou responder aos outros, entre com sua conta Nokia. Se esta for sua primeira vez aqui, você poderá escolher um alias para representá-lo. Além disso, se você ainda não tiver uma conta Nokia, cadastre-se.
Responder

Qual é o sistema operacional no Nokia 202?

Orientador
julianovv

Qual é o sistema operacional no Nokia 202?

Tenho o Asha 202 e não entendi ainda qual é o sistema operacional dele porque na tela da internet aparece um layout parecido com o Windows 8. Quando vou gravar rádio o formato do arquivo é completamente incompatível com o sistema Windows (formato AAC, da Apple). E pra terminar descobri que os arquivos vem com um tal de DMR (protegido). Onde está a configuração para alterar isso? Meu computador não é da Apple.

Obrigado!

Juliano

Use texto sem formatação.
Sábio
felichella

Re: Qual é o sistema operacional no Nokia 202?

julianovv não confundas o simples interface ou o design que compoe o software do teu browser de internet.

Mas digo-te que a versão do teu browser é certamente o Nokia Xpress browser que equipa a linha Asha.

Quanto so sistema operativo instalado no teu telemovel é o Nokia Series 40 muito baseado no codigo Symbian.

Deixo -te um link onde podes conhecer um pouco a história do S40:

http://en.wikipedia.org/wiki/Series_40

Atenção a extensão audio (AAC) não é um formato exclusivo Apple como podes ver aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Advanced_Audio_Coding

É um formato de compressão como muitos mais existem para os diversos dispositivos, mais usados por alguns fabricantes do que por outros.

Deixo -te por ultimo um review do teu Asha 202 com um video e as caracteísticas dele.

http://reviews.cnet.co.uk/mobile-phones/nokia-asha-202-review-50007137/

Espero ter ajudado.

Orientador
julianovv

Obrigado pelo esclarecimentos. Em todas as pesquisas que fiz para esse formato, pediram que eu instalasse o iTurner para fazer a leitura porque seria o único sistema capaz de convertê-lo.

Segue uma matéria que li.

http://www.tecmundo.com.br/musica/2434-o-que-e-aac-.htm

Gostaria de saber como faço para convertê-lo.

Obrigado!

Sábio
felichella

Não conheco o Iturner mas esse sim parece me ser muito Apple.

Se queres assim tanto os ficheiros .AAC uma hipotese que tens é enviar esses tais ficheiros para o teu pc ou portatil e lá usas um conversor de audio para os poderes ouvir no telemovel,ripando para .MP3 por ex. Sei que o Asha 311 suporta .AAC.

Verifica aqui na Nokia quais as extensões audio que o teu telemovel suporta.

Mas mais te informo que em relação a codificação audio ainda poucos são os engeheiros de som que gravam com taxas de amostragem a 48 kHz quanto mais a 96 kHz isto no campo só do som. Os DVD sim são gravados em taxas de 48 kHz. Cd´s é tudo gravado a 44kHz actualmente.

Essas taxas começarão a ser usados nos novos formatos audio que para breve sairão para o mercado.

Refiro me a isto mais propriamente: 

" O formato MP3 é possuidor de uma frequência de amostragem que varia entre 16 kHz (quilohertz) a 48 kHz enquanto que o mesmo quesito no AAC pode variar entre 8 kHz e 96 kHz, ou seja, bastante superior."

Orientador
julianovv

Obrigado pela informação. Eu tenho algumas músicas em MP3 no celular mas o AAC é o formato para gravação e pelo que já pesquisei ele tem uma proteção contra conversão, o tal DRM. Se já não consigo encontrar o codec certo ainda recebo a mensagem de arquivo protegido.

Já instalei um monte de programas de codec, todos se dizendo converter o formato AAC e não resolveu nada, dando as mensagens de erro inclusive do Quick Time que é a versão simplificada do iTurner .

O que eu fiz foi gravar para o PC colocando o microfone na frente do celular. Resolveu a princípio mas não é o ideal pela perda da qualidade.

:squint:

Sábio
felichella

Mas isso é muito estranho,porque és tu que gravas :smileyfrustrated:

DRM significa Digital rights management que é o mesmo que um gestor de direitos digitais.

No ficheiro apos gravares não tens la nenhuma opção para tirares isso? ou mesmo em alguma configuração do telemovel tipo procura nas opções de gravação de voz por ex.

Orientador
julianovv

[ Editado ]

As gravações são feitas de rádio FM e salvas no formato AAC. Um programa de conversão (um dos milhares que instalei) disse que poderia ser arquivo protegido pelo DRM.

Quando abre o rádio aparece o Opções com os seguintes itens: Desligar, Reproduzir em segundo plano, Estações, Busca todas estações, Definir Frequencia, Configurações e Gravações.

No item Configurações tem todas as opções menos a que preciso: RDS, Frequencia automática, Reproduzir Via, Saída e Armazenamento da gravação.

Escolhendo Gravações, mostra os arquivos já gravados e tem o Opções mas neste só existe Tipo de Visualização, Classificação, Busca, Marcar e Marcar Todos. Não existe a opção principal que é configurar o formato da gravação.

Eu resolvi essa questão da maneira menos ideal. Coloquei o microfone em frente o celular, mantive o ambiente em silêncio absoluto e gravei o som. No computador salvei como MP3. Pelo menos até eu achar o conversor certo.

:confused:

Usuário cadastrado
capicote

Boa noite amigo, também estou a procura do sistema operacional do nokia 202,mas em relaçãp ao vídeo suportado pelo 202 é o 3gp e o de audio é o mp3.

Eapero te-lo ajudado,abraços.

Moderator
adriana66542

capicote, tudo bem?

Aqui estão algumas informações sobre Plataforma do Software e Interface do Usuário do seu Asha 202?

• Sistema operacional: Sistema operacional Nokia 
  • Versão de software: Série 40 Asha 
  • Atualizações de software: Firmware Over-The-Air (FOTA) 

Abraços,

Adriana

Se esse post lhe foi útil, clique abaixo em "Aceitar como solução". Ajude outros usuários Nokia a o identificarem como uma boa dica! :smileyhappy:Aproveite também para dar o seu VOTO clicando na estrela abaixo. :smileywink: