Buscar no fórum:
Pesquisa avançada...
Bem-vindo ao Fórum de suporte da Nokia. Aqui você poderá compartilhar dicas e sugestões com milhares de usuários da Nokia em todo o mundo em português. Muitos funcionários da Nokia também acompanharão e participarão do fórum. Consulte nossas diretrizes para obter mais informações. Qualquer pessoa pode fazer buscas e ler no fórum; porém, para publicar sua própria pergunta ou responder aos outros, entre com sua conta Nokia. Se esta for sua primeira vez aqui, você poderá escolher um alias para representá-lo. Além disso, se você ainda não tiver uma conta Nokia, cadastre-se.
Responder

Re: A navegação automotiva nao pode começar neste ...

Contribuidor
jokerport

Re: A navegação automotiva nao pode começar neste local: nokia 500

Presumo que tenhas um Nokia 500. Tens a hipótese de ir a uma loja Nokia? eles conseguem fazer refurbish ao equipamento via Phoenix e evitas o erro, mas não podes actualizar via Nokia Suite . Foi o que fiz para o 500 do meu pai. O refurbish consiste na formatação, actualização e carrega os conteúdos para a memória de massa, ex: Mapas.
Cumprimentos
Use texto sem formatação.
Conselheiro
joseapmoura

olha quando coloca a navegação on line funciona normalmente só não funciona em off line. Esperamos alguma noticia do suporte. Pois navegar on line nem sempre da certo. Pois tem locais que nem da rede.
Usuário cadastrado
qmonteiro

Já tentei de tudo no meu C53. Era um ótimo aparelho e agora o Nokia mapas não funciona. Vou pensar muito se compro um Nokia na próxima.
Novo usuário
M4rco

:angry:

Já descobri o problema.

Nokia nesta actualização alterou o sistema de cálculo de rotas, de maneira a só funcionar On-Line.

Muito má ideia, porque a maioria de nós não tem pacote de dados nos tarifários e utiliza o telemóvel sem internet, excepto em Wifi, ora o Wifi não está em todo o lado !!!

Mais uma má decisão da parte da gestão da Nokia.

Por esta e por outras é que a Nokia está como está.

Suporte da Nokia >>> Ponham como estava para não perderem mais clientes !!!

Obrigado,

Um Utilizador de longa data (5110, 6600 Slide, 6110 Navigator, 500)

Novo usuário
Daniel88

M4rco escreveu:

:angry:

Já descobri o problema.

Nokia nesta actualização alterou o sistema de cálculo de rotas, de maneira a só funcionar On-Line.

Muito má ideia, porque a maioria de nós não tem pacote de dados nos tarifários e utiliza o telemóvel sem internet, excepto em Wifi, ora o Wifi não está em todo o lado !!!

Mais uma má decisão da parte da gestão da Nokia.

Por esta e por outras é que a Nokia está como está.

Suporte da Nokia >>> Ponham como estava para não perderem mais clientes !!!

Obrigado,

Um Utilizador de longa data (5110, 6600 Slide, 6110 Navigator, 500)

Utilizador de longa data 2 (1100, 2630, C3, 500)

Existe algum jeito de voltar a versao anterior?

Usuário cadastrado
Mairzinho

Que porcaria este software! mandei meu C6 para assistencia precocemente... e ao retornar o aparelho, foi necessário instalar o gps novamente pq atualizaram o symbiam! porém fui fazer isto depois da atualização dos mapas no ovi e para minha surpresa ! me estrepei com o GPS... comprei esta porcaria justamente pelo gps e agora não posso usá-lo como antes... que m....................aa......... QUE ESTORNEM ESTE ACORDO FINANCEIRO COM AS OPERADORAS E NOS DEVOLVAM O DIREITO DE USAR COMO ERA ANTES! CASO CONTRÁRIO OS QUALIFICO COMO CALHORDAS PERMANENTES! E SE QUEREM RESPEITO, QUE NOS RESPEITEM!

Conselheiro
joseapmoura

Já fiz todos os procedimentos aqui indicados, resetei o celular, reintalei o software, deletei os mapas, reinstalei os mapas, mas continua a mesma m..... Ate quando já vai fazer quase um mes que foi lançada essa atualização e nada de darem uma resposta convincente a nos usuarios de celulares nókia. Quando nos perguntam quel é o melhor celular do mercado de cara a gente fala "o melhor é o da nókia" só que do jeito que esta , tá uma "mer..."

E o pior que ninguem se pronuncia, ninguem diz nada, nem pra dizer vaum a **bleep**, ou pelo menos pra dizer "infelizmente vcs usuarios terão que usar o GPS no sistema on LIne. Quanta insatisfação pra nós usuarios. Que optamos por um celular original e nao pirata. Grande **bleep**. Pagamos caros nos celulares nókia por gostamos de coisa boa. Agora acontece essa porcaria. E ninguem diz nada.

Usuário cadastrado
Mairzinho

então pessoal, como os programadores enrolados da nokia não nos atendem, dei um jeito de ter meu gps funfando novamente hehe... na verdade não tenho certeza o que fez funcionar... mas fiz o seguinte... fiz todas as atuais atualizações de software do programa que roda o gps e dos mapas... começou na lata a dar o problema por todos aqui narrados! então desinstalei tudo tudo do gps, mapas e programa... e, depois dista, para minha surpresa atalho para acessar o programa continuava lá no mesmo lugar! foi então que acessei ele e carregou o gps com uma velha interface, a que consta no link abaixo que é da versão 3.04:

http://www.allaboutsymbian.com/images/news/software/ovimaps34/om-home.jpg

(obs: não sei se pode postar link externo, mas já o fiz)

então ele pediu para apagar mapas antigos do celular e eu disse ok! e para minha supresa novamente não se apagaram os mapas! e estes mapas pediram para conectar na net, mas eu neguei, porém ele navegou novamente sem conexão on-line! ai baixei as vozes brasileiras femeninas e estou usando blz... porém a interface não é tããããooo boa quanto a da versão 3.06, mas ta rodando ok... obs: os mapas mostram algumas nuvens em dia de sol no fundo do horizonte do mapa enquanto navego no gps...

.

espero ter ajudado...

...

um abraço e boa sorte

Ex-Moderator (Retired)
mayk66542

Pessoal, boa tarde!

Estou vendo a reclamação sobre aparelhos diferentes e versões de mapas diferentes.

Vou precisar que cada um me responda o seguinte:

- Aparelho;

- Versão atual de Mapas (entrar no app> opções);

- erro exato ao tentar navegar (se o erro ocorre somente offline, etc).

Vou respondendo a medida que postarem as informações, ok?

Abraços.

Divida a solução encontrada aqui no Fórum clicando em "Aceitar como Solução" e tornando ela disponível para outros usuários :smileywink:

Nokia Suporte no Twitter

Conselheiro
joseapmoura

Re: A navegação automotiva nao pode começar neste local: NOKIA C6-00

[ Editado ]

Versão da atualização do OVI MAPAS 00.02.47.103 17/12/2012 - Versão de software do Celular v 40.2.021 e não existe outra disponível. Espero respostas. A navegação só funciona on line, off line só da erro "a navegação automotiva não pode começar neste local"

Novo usuário
enfric

Olá mayk66542!

Ora então:

- Aparelho 5800 XpressMusic com Software V 60.0.003

- Ovi Maps v 3.06

- Mapas de versão 00.02.47.103 de data de Lançamento 17/12/2012.

- Erro: A navegação só funciona online, offline encontra satelites, mostra a minha localização, navega conforme me desloco e diz inclusive se for em excesso de velocidade no entanto quando se coloca a navegar de um ponto "A" para um ponto "B" dá erro "a navegação automotiva não pode começar neste local" e volta a mostrar a minha localização actual.

(Tal erro apenas acontece desde o momento em que actualizei para esta última versão de mapas)

Conselheiro
RodrigoZortin

- Aparelho: Nokia 500

- Versão atual de Mapas: 0.2.47.103

- Erro: A navegação automotiva não pode começar neste local.

*O GPS funcionava normal, só foi atualizar e nao funcionou mais

Novo usuário
jose_verta

Amigos,

Encontrei uma solução no discussions.nokia que deve solucionar o problema em qualquer aparelho até que a NOKIA lance uma nova atualização dos mapas sem qualquer problema.

É muito simples: basta baixar a antiga versão do mapa no primeiro link abaixo para o celular. Mas atenção, o último número antes do ".zip" deverá ser substituído pelo número correspondente ao do mapa que você deseja, e que pode ser encontrado no segundo link. O número do mapa do Brasil é 10313, assim, quando for baixar o mapa, substitua o número no final do primeiro link, que ficará assim: /10313.zip  . Se o mapa a ser baixado for outro, como o de Portugal, por exemplo, o número é 10324, devendo ser adicionado no final do link: ..../10324.zip  .

1) http://static.maploader.maps.svc.ovi.com/map5/maploaderzip-00.02.46.103/10320.zip

2) http://discussions.nokia.com/discussions/attachments/discussions/navigation/40455/1/catalog-00.02.46...

Como fazer:

Depois que escolher o número do mapa e alterar no link do item número 1, acessar o link pelo navegador do celular e baixar o mapa.

Abrir o arquivo.

Pelo botão de opções do celular, mandar marcar (ou selecionar) todos os arquivos.

Mandar "extrair para" E: (memória de massa) / CITIES / diskcache.

Marcar a opção substituir todos os arquivos quando o telefone perguntar.

O problema estará resolvido. Mas atenção: tem que fazer isso para CADA MAPA que estiver no telefone. Assim, p.ex., se no telefone tiver Brasil e Portugal, tem que fazer a operação para o Brasil e depois repetir tudo para Portugal.

Créditos para o usuário Leninoc do nokia.discussions, no link http://discussions.nokia.com/t5/Maps-Navigation-and-GPS/Navigation-Cannot-Start-from-this-location-E... 

Espero ter ajudado.

Um grande abraço e feliz 2013 para todos.

Verta

Novo usuário
Delydie

Modelo -  NOKia C503

Versao da atualizacao - v3.06

Map version - 0.2.47.103

Erro  na navegacao - a navegac ao automotiva nao pode comecar nesse local.

Segue acima os dados solicitados agora resolvam por favor!!!!!

Novo usuário
Delydie

tu e o cara,salvo meu cel uhu abracoo,quem quizer da pra baixar no pc mesmo e so migra pro card do cel, flw abraco
Conselheiro
RodrigoZortin

jose_verta, vc conseguiu resolver o problema... Parabéns, cara e obrigado! Tô vendo que são os próprios usuários que tem que correr atrás de solucionar os problemas... Valeu mesmo.

Usuário cadastrado
luizeve

OBRIGADO  JOSE_VERTA

Novo usuário
Jr_Lafaiete

Bom dia, tentei José, tentei fazer o que você disse, mas, quando troco o ID, coloco o do Brasil ou da região Sudeste, dá um erro e não consegue achar a página para o donwload. Pode me ajudar. Obrigado. Obs.: Se eu restaurar as configurações originais do celular o mapa antigo voltará?

Novo usuário
jose_verta

Jr_Lafaiete: acredito que você tenha feito algo errado na hora de copiar o link. Testei de novo aqui no PC e o link continua funcionando, ou seja, se você acessá-lo, baixa o arquivo automaticamente. Para o mapa do Brasil o link é esse abaixo, copie exatamente como está aí - repare que não tem "www" no começo do link.

Link:  http://static.maploader.maps.svc.ovi.com/map5/maploaderzip-00.02.46.103/10313.zip

Outra opção que você tem é baixar pelo PC,  transferir o arquivo para o celular pelo cabo de dados e, depois, instalar conforme as instruções da minha outra mensagem.

Dá para baixar novamente o mapa do Nokia Maps, mas será o novo, o da atualização. Para falar a verdade, não sei se esse "reparo de emergência" que eu descobri chega a substituir o mapa da atualização pelo antigo ou se simplesmente conserta algum erro mas mantém o mapa novo, o da atualização. Isto porque, depois de efetuar o procedimento indicado na minha mensagem acima, o GPS volta a funcionar no modo offline e a traçar rotas normalmente, mas se você mandar o celular verificar se existe alguma atualização dos mapas, o "sistema" dirá que o seu é a versão mais nova, ou seja, a de dezembro de 2012. 

Não sei se é o mapa antigo ou o novo o que fica no celular. O tamanho do arquivo baixado pelo link é condizente com o mapa do Brasil, ou seja, você efetivamente está baixando um mapa e não apenas um ou outro script do software. Mas se perguntar pelo comando "verificar atualizações" o "sistema" informará que o mapa no seu telefone é o mais recente.

Na verdade, somente me importei com o fato de ter o meu GPS funcionando normalmente no modo offline. Agora ficarei no aguardo de uma nova atualização da NOKIA - uma específica para corrigir o problema ou simplesmente um novo mapa. Se lançarem somente um novo mapa, torço para que o problema não se repita !  :-)

Se não conseguir acessar o link acima, realmente não sei informar o que poderia estar ocorrendo no seu aparelho. O link está ativo, com certeza.

Espero ter ajudado.

Um Abraço,

José Verta

Novo usuário
FernandoRP

Bom dia,

Fiz todo esse procedimento, mas o GPS do meu Nokia 500 só funciona se a opção online estiver ativada, uso conta 3G nele, e outra esse GPS não tem comando de voz igual alguns celulares com Android, tipo pra procurar o endereço é só falar a rua e o numero e a cidade.