em 2012-12-30 12:42
em 2012-12-30 17:36
em 2012-12-30 20:55
em 2013-01-02 8:51
![]()
Já descobri o problema.
Nokia nesta actualização alterou o sistema de cálculo de rotas, de maneira a só funcionar On-Line.
Muito má ideia, porque a maioria de nós não tem pacote de dados nos tarifários e utiliza o telemóvel sem internet, excepto em Wifi, ora o Wifi não está em todo o lado !!!
Mais uma má decisão da parte da gestão da Nokia.
Por esta e por outras é que a Nokia está como está.
Suporte da Nokia >>> Ponham como estava para não perderem mais clientes !!!
Obrigado,
Um Utilizador de longa data (5110, 6600 Slide, 6110 Navigator, 500)
em 2013-01-02 15:45
M4rco escreveu:
Já descobri o problema.
Nokia nesta actualização alterou o sistema de cálculo de rotas, de maneira a só funcionar On-Line.
Muito má ideia, porque a maioria de nós não tem pacote de dados nos tarifários e utiliza o telemóvel sem internet, excepto em Wifi, ora o Wifi não está em todo o lado !!!
Mais uma má decisão da parte da gestão da Nokia.
Por esta e por outras é que a Nokia está como está.
Suporte da Nokia >>> Ponham como estava para não perderem mais clientes !!!
Obrigado,
Um Utilizador de longa data (5110, 6600 Slide, 6110 Navigator, 500)
Utilizador de longa data 2 (1100, 2630, C3, 500)
Existe algum jeito de voltar a versao anterior?
em 2013-01-02 23:25
Que porcaria este software! mandei meu C6 para assistencia precocemente... e ao retornar o aparelho, foi necessário instalar o gps novamente pq atualizaram o symbiam! porém fui fazer isto depois da atualização dos mapas no ovi e para minha surpresa ! me estrepei com o GPS... comprei esta porcaria justamente pelo gps e agora não posso usá-lo como antes... que m....................aa......... QUE ESTORNEM ESTE ACORDO FINANCEIRO COM AS OPERADORAS E NOS DEVOLVAM O DIREITO DE USAR COMO ERA ANTES! CASO CONTRÁRIO OS QUALIFICO COMO CALHORDAS PERMANENTES! E SE QUEREM RESPEITO, QUE NOS RESPEITEM!
em 2013-01-03 8:50
Já fiz todos os procedimentos aqui indicados, resetei o celular, reintalei o software, deletei os mapas, reinstalei os mapas, mas continua a mesma m..... Ate quando já vai fazer quase um mes que foi lançada essa atualização e nada de darem uma resposta convincente a nos usuarios de celulares nókia. Quando nos perguntam quel é o melhor celular do mercado de cara a gente fala "o melhor é o da nókia" só que do jeito que esta , tá uma "mer..."
E o pior que ninguem se pronuncia, ninguem diz nada, nem pra dizer vaum a **bleep**, ou pelo menos pra dizer "infelizmente vcs usuarios terão que usar o GPS no sistema on LIne. Quanta insatisfação pra nós usuarios. Que optamos por um celular original e nao pirata. Grande **bleep**. Pagamos caros nos celulares nókia por gostamos de coisa boa. Agora acontece essa porcaria. E ninguem diz nada.
em 2013-01-03 23:45
então pessoal, como os programadores enrolados da nokia não nos atendem, dei um jeito de ter meu gps funfando novamente hehe... na verdade não tenho certeza o que fez funcionar... mas fiz o seguinte... fiz todas as atuais atualizações de software do programa que roda o gps e dos mapas... começou na lata a dar o problema por todos aqui narrados! então desinstalei tudo tudo do gps, mapas e programa... e, depois dista, para minha surpresa atalho para acessar o programa continuava lá no mesmo lugar! foi então que acessei ele e carregou o gps com uma velha interface, a que consta no link abaixo que é da versão 3.04:
http://www.allaboutsymbian.com/images/news/softwar
(obs: não sei se pode postar link externo, mas já o fiz)
então ele pediu para apagar mapas antigos do celular e eu disse ok! e para minha supresa novamente não se apagaram os mapas! e estes mapas pediram para conectar na net, mas eu neguei, porém ele navegou novamente sem conexão on-line! ai baixei as vozes brasileiras femeninas e estou usando blz... porém a interface não é tããããooo boa quanto a da versão 3.06, mas ta rodando ok... obs: os mapas mostram algumas nuvens em dia de sol no fundo do horizonte do mapa enquanto navego no gps...
.
espero ter ajudado...
...
um abraço e boa sorte
em 2013-01-04 16:44
Pessoal, boa tarde!
Estou vendo a reclamação sobre aparelhos diferentes e versões de mapas diferentes.
Vou precisar que cada um me responda o seguinte:
- Aparelho;
- Versão atual de Mapas (entrar no app> opções);
- erro exato ao tentar navegar (se o erro ocorre somente offline, etc).
Vou respondendo a medida que postarem as informações, ok?
Abraços.
Divida a solução encontrada aqui no Fórum clicando em "Aceitar como Solução" e tornando ela disponível para outros usuários ![]()
2013-01-04 17:18 - editado 2013-01-04 17:22
em 2013-01-04 20:56
Olá mayk66542!
Ora então:
- Aparelho 5800 XpressMusic com Software V 60.0.003
- Ovi Maps v 3.06
- Mapas de versão 00.02.47.103 de data de Lançamento 17/12/2012.
- Erro: A navegação só funciona online, offline encontra satelites, mostra a minha localização, navega conforme me desloco e diz inclusive se for em excesso de velocidade no entanto quando se coloca a navegar de um ponto "A" para um ponto "B" dá erro "a navegação automotiva não pode começar neste local" e volta a mostrar a minha localização actual.
(Tal erro apenas acontece desde o momento em que actualizei para esta última versão de mapas)
em 2013-01-04 21:24
- Aparelho: Nokia 500
- Versão atual de Mapas: 0.2.47.103
- Erro: A navegação automotiva não pode começar neste local.
*O GPS funcionava normal, só foi atualizar e nao funcionou mais
em 2013-01-04 23:14
Amigos,
Encontrei uma solução no discussions.nokia que deve solucionar o problema em qualquer aparelho até que a NOKIA lance uma nova atualização dos mapas sem qualquer problema.
É muito simples: basta baixar a antiga versão do mapa no primeiro link abaixo para o celular. Mas atenção, o último número antes do ".zip" deverá ser substituído pelo número correspondente ao do mapa que você deseja, e que pode ser encontrado no segundo link. O número do mapa do Brasil é 10313, assim, quando for baixar o mapa, substitua o número no final do primeiro link, que ficará assim: /10313.zip . Se o mapa a ser baixado for outro, como o de Portugal, por exemplo, o número é 10324, devendo ser adicionado no final do link: ..../10324.zip .
1) http://static.maploader.maps.svc.ovi.com/map5/mapl
Como fazer:
Depois que escolher o número do mapa e alterar no link do item número 1, acessar o link pelo navegador do celular e baixar o mapa.
Abrir o arquivo.
Pelo botão de opções do celular, mandar marcar (ou selecionar) todos os arquivos.
Mandar "extrair para" E: (memória de massa) / CITIES / diskcache.
Marcar a opção substituir todos os arquivos quando o telefone perguntar.
O problema estará resolvido. Mas atenção: tem que fazer isso para CADA MAPA que estiver no telefone. Assim, p.ex., se no telefone tiver Brasil e Portugal, tem que fazer a operação para o Brasil e depois repetir tudo para Portugal.
Créditos para o usuário Leninoc do nokia.discussions, no link http://discussions.nokia.com/t5/Maps-Navigation-an
Espero ter ajudado.
Um grande abraço e feliz 2013 para todos.
Verta
em 2013-01-05 11:56
Modelo - NOKia C503
Versao da atualizacao - v3.06
Map version - 0.2.47.103
Erro na navegacao - a navegac ao automotiva nao pode comecar nesse local.
Segue acima os dados solicitados agora resolvam por favor!!!!!
em 2013-01-05 12:23
em 2013-01-05 12:26
jose_verta, vc conseguiu resolver o problema... Parabéns, cara e obrigado! Tô vendo que são os próprios usuários que tem que correr atrás de solucionar os problemas... Valeu mesmo.
em 2013-01-05 21:15
OBRIGADO JOSE_VERTA
em 2013-01-06 12:22
Bom dia, tentei José, tentei fazer o que você disse, mas, quando troco o ID, coloco o do Brasil ou da região Sudeste, dá um erro e não consegue achar a página para o donwload. Pode me ajudar. Obrigado. Obs.: Se eu restaurar as configurações originais do celular o mapa antigo voltará?
em 2013-01-06 21:43
Jr_Lafaiete: acredito que você tenha feito algo errado na hora de copiar o link. Testei de novo aqui no PC e o link continua funcionando, ou seja, se você acessá-lo, baixa o arquivo automaticamente. Para o mapa do Brasil o link é esse abaixo, copie exatamente como está aí - repare que não tem "www" no começo do link.
Link: http://static.maploader.maps.svc.ovi.com/map5/mapl
Outra opção que você tem é baixar pelo PC, transferir o arquivo para o celular pelo cabo de dados e, depois, instalar conforme as instruções da minha outra mensagem.
Dá para baixar novamente o mapa do Nokia Maps, mas será o novo, o da atualização. Para falar a verdade, não sei se esse "reparo de emergência" que eu descobri chega a substituir o mapa da atualização pelo antigo ou se simplesmente conserta algum erro mas mantém o mapa novo, o da atualização. Isto porque, depois de efetuar o procedimento indicado na minha mensagem acima, o GPS volta a funcionar no modo offline e a traçar rotas normalmente, mas se você mandar o celular verificar se existe alguma atualização dos mapas, o "sistema" dirá que o seu é a versão mais nova, ou seja, a de dezembro de 2012.
Não sei se é o mapa antigo ou o novo o que fica no celular. O tamanho do arquivo baixado pelo link é condizente com o mapa do Brasil, ou seja, você efetivamente está baixando um mapa e não apenas um ou outro script do software. Mas se perguntar pelo comando "verificar atualizações" o "sistema" informará que o mapa no seu telefone é o mais recente.
Na verdade, somente me importei com o fato de ter o meu GPS funcionando normalmente no modo offline. Agora ficarei no aguardo de uma nova atualização da NOKIA - uma específica para corrigir o problema ou simplesmente um novo mapa. Se lançarem somente um novo mapa, torço para que o problema não se repita ! :-)
Se não conseguir acessar o link acima, realmente não sei informar o que poderia estar ocorrendo no seu aparelho. O link está ativo, com certeza.
Espero ter ajudado.
Um Abraço,
José Verta
em 2013-01-07 11:56
Bom dia,
Fiz todo esse procedimento, mas o GPS do meu Nokia 500 só funciona se a opção online estiver ativada, uso conta 3G nele, e outra esse GPS não tem comando de voz igual alguns celulares com Android, tipo pra procurar o endereço é só falar a rua e o numero e a cidade.